Perfil

 

Sou fotógrafa, comunicadora e documentarista. Resumindo: contadora de histórias. Minha vida é escrever, com as letras ou com a luz (foto = luz; grafia = escrita). Câmera em punho, exprimo meu olhar sobre o mundo, as pessoas e as diferentes realidades socioculturais. Revelo emoções, eternizo sentimentos. Experimento. (Re)descubro, (re)invento. Ouso. A proposta do meu trabalho é registrar entrelinhas e extrair poesia do cotidiano, aliando sensibilidade, qualidade técnica e criatividade.

A paixão pela fotografia começou ainda na infância, em boa medida por influência do meu pai e das caixas de fotografia de família, que sempre me pareceram possuir uma aura mágica. E tinham.

Cursei Jornalismo na Universidade Mackenzie e Técnico em Fotografia no Senac-SP. Em Brasília, fiz pós-graduação em Produção Audiovisual na Facitec e em Processos Criativos em Fotografia no Iesb. Sempre que possível, participo de festivais, congressos, debates, workshops e encontros de coletivos fotográficos para me atualizar e trocar conhecimentos.

 

Minicurrículo

Mariana Raphael é fotógrafa e comunicadora, com foco em criar narrativas visuais, ou seja, contar histórias de pessoas, lugares e diferentes realidades socioculturais por meio de imagens. É especialista em Processos Criativos em Fotografia (Iesb, 2017) e em Produção Audiovisual (Facitec, 2013), graduada em Jornalismo (Mackenzie, 2005) e técnica em Fotografia (Senac, 2009).

Trabalhou como repórter fotográfica na Agência Saúde-DF (2017-2019), e suas fotografias documentais sobre o SUS foram publicadas em veículos como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, portal G1, portal Metrópoles, e veiculadas no Bom dia DF, DF 1 e DF 2 (rede Globo) e em jornais da Record. Atuou como repórter fotográfica na Agência Brasília (2013 – 2015) e como fotógrafa freelancer no jornal Correio Braziliense (2012) e em órgãos públicos e privados, como produtoras de vídeo, instituições do terceiro setor, associações de classe e o Ministério da Integração Nacional. Publicou um ensaio fotográfico sobre Moçambique na revista Caros Amigos (2017). Desenvolve trabalhos fotográficos como ensaios, retratos, cobertura de eventos corporativos e particulares, projetos documentais, além de projetos autorais.

Realizou uma exposição fotográfica individual no Metrô do Distrito Federal (2018), pela Secretaria de Saúde do DF. Intitulada “Entre tanto amor, o hospital”, a expo foi produzida a partir de um trabalho documental sobre mães de bebês prematuros atendidos pelo SUS. Realizou uma exposição fotográfica individual na Casa da Cultura da América Latina da UnB, em Brasília (2015/16), intitulada “Por fora, por dentro: um olhar transpondo espaços em Cuba”, ao ser selecionada em edital de ocupação. Participou de exposições coletivas em cinco cidades brasileiras, em museus, bibliotecas, universidades, prédios públicos e na rua. Teve uma fotografia selecionada como finalista no concurso latino-americano de fotografia documental Los Trabajos y Los Días (2013).

Entre em contato.